Ramos

O Escotismo está dividido em ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes:

Ramo Lobinho – para meninos e meninas de 07 a 10 anos, chamados de Lobinhos e Lobinhas usa como marco simbólico o livro da Jângal, de Rudyard Kipling. As atividades incentivam a socialização pela diversão e execução de tarefas em equipes. Como oportunidade de desenvolvimento, o lobismo oferece jogos, trabalhos manuais, interpretação, canções, etc. alem de instrução de técnicas escoteiras.

Ramo Escoteiro – Para Rapazes e moças de 11 a 14 anos, chamamos de Escoteiros e Escoteiras é baseado no estudo da natureza, vida mateira, exploração, campismo, navegação e conquista do ar, fundamentado na vida em equipe e participação comunitária. A principal característica está na oportunidade de aventura.

Ramo Sênior – Para Rapazes e moças de 15 a 17 anos, chamamos de Seniores e  Guias tem suas atividades em torno dos quatro desafios: Físico, Mental, Espiritual e Social, atendendo às características da idade de auto-afirmação, intenso desenvolvimento físico e intelectual, acentuado interesse pelo grupo de idade em relação a opiniões, aceitação e interesse pelo sexo oposto.

Ramo Pioneiro – Para jovens de 18 a 21 anos, chamados de Pioneiros e Pioneiras é uma fraternidade de ar livre e serviço ao próximo, funcionando como um centro de interesses, de realização, de mútua ajuda e de serviço comunitário, promovendo atividades de campismo, excursionismo e ecológicas, culturais e sociais, estimulando o jovem a evoluir em espiritualidade e perfeição humana e atingir a maturidade como cidadão feliz e eficiente.

 

 

 


Fonte: UEB-SC


Grupo Escoteiro Príncipe de Joinville - 04/SC